top of page

TCC: FRESTAS DA CIDADE

O TCC enquanto espaço/tempo de conclusão de uma etapa nos traz um importante convite a revisitar os processos, intentos e questionamentos que nos trouxeram até o aqui e agora.

Ao reviver essa trajetória pude me deparar com qualidades latentes ao meu fazer e olhar sobre a cidade e o espaço construído, como elas consolidam a minha postura enquanto estudante de arquitetura e urbanismo, e que estímulos me levam a melhor me relacionar enquanto indivíduo propositivo no meio coletivo.

De um percurso a princípio despretensioso vieram à tona novas e fundamentais indagações sobre a condição contemporânea desses espaços e a nossa relação com eles. Frestas, brechas e espaços entre-dois inerentes não só à materialidade urbana, mas também às relações interpessoais que se desenvolvem através dela, surgem enquanto uma leitura outra desse espaço corriqueiro e vulgar.

O que é aquilo que existe para além dos tijolos e pedras que transforma construções em arquiteturas e arquiteturas em cidades por excelência? Quais outras cidades em potencial se escondem nas entranhas daquela que nos compreende em nossas rotinas e afazeres cotidianos? Deixo aqui o convite à imersão neste processo de indagações, inquietações e proposições, bem como à sua apropriação e expansão enquanto um percurso pertinente a todos nós.

bottom of page